Como iluminar o interior do seu apartamento
Você pode não ter percebido, mas a iluminação também mostra um bom tanto da sua personalidade no apartamento. É preciso pensar no projeto de iluminação não apenas de acordo com a estética e decoração, mas também o aspecto funcional do cômodo.
O cantinho certo do abajur, da luminária de chão e o ambiente ideal para a lâmpada amarela ou branca são escolhas que devem ser bem planejadas. Em todos os casos, o ideal é escolher os pontos de iluminação analisando em qual cômodo você sentirá mais necessidade. O escritório é um deles. Afinal, é preciso aumentar o grau de concentração nesse cômodo. O ambiente da leitura também precisa de luz especial.
Outro aspecto é a cor da lâmpada. As amarelas são ideais para sala de estar, enquanto as brancas são ótimas para a cozinha e o banheiro. São detalhes que fazem a diferença!
Se pretende destacar objetos ou direcionar a atenção a detalhes, você pode variar a iluminação de seu apartamento. Antes de começar, leve em conta a cor das paredes para escolher como iluminar os cômodos. Lâmpadas amareladas, por exemplo, podem transformar os tons das paredes do seu apartamento. Uma dica é trabalhar com filtros coloridos sobre as lâmpadas. Se as paredes forem mais escuras, o ambiente precisará de lâmpadas com maior intensidade.
Preste atenção na emissão de calor da lâmpada. Quanto mais eficiente, o morador economiza na conta de luz e o meio ambiente agradece!
Como a gente sabe que planejar a iluminação de um apartamento pequeno ou grande não é uma tarefa fácil, vamos dar algumas dicas de como posicionar suas luminárias, abajures e muito mais.
Acompanhe algumas de nossas dicas para iluminação interior do seu apartamento: