COMO ILUMINAR O SEU APARTAMENTO.

Como iluminar o interior do seu apartamento

Você pode não ter percebido, mas a iluminação também mostra um bom tanto da sua personalidade no apartamento. É preciso pensar no projeto de iluminação não apenas de acordo com a estética e decoração, mas também o aspecto funcional do cômodo.
O cantinho certo do abajur, da luminária de chão e o ambiente ideal para a lâmpada amarela ou branca são escolhas que devem ser bem planejadas. Em todos os casos, o ideal é escolher os pontos de iluminação analisando em qual cômodo você sentirá mais necessidade. O escritório é um deles. Afinal, é preciso aumentar o grau de concentração nesse cômodo. O ambiente da leitura também precisa de luz especial.
Outro aspecto é a cor da lâmpada. As amarelas são ideais para sala de estar, enquanto as brancas são ótimas para a cozinha e o banheiro. São detalhes que fazem a diferença!
Se pretende destacar objetos ou direcionar a atenção a detalhes, você pode variar a iluminação de seu apartamento. Antes de começar, leve em conta a cor das paredes para escolher como iluminar os cômodos. Lâmpadas amareladas, por exemplo, podem transformar os tons das paredes do seu apartamento. Uma dica é trabalhar com filtros coloridos sobre as lâmpadas. Se as paredes forem mais escuras, o ambiente precisará de lâmpadas com maior intensidade.
Preste atenção na emissão de calor da lâmpada. Quanto mais eficiente, o morador economiza na conta de luz e o meio ambiente agradece! 
Como a gente sabe que planejar a iluminação de um apartamento pequeno ou grande não é uma tarefa fácil, vamos dar algumas dicas de como posicionar suas luminárias, abajures e muito mais.
Acompanhe algumas de nossas dicas para iluminação interior do seu apartamento:

Resultado de imagem para Apartamento iluminação

Sala de Estar
Quando você pensa na sua sala já vem aquela imagem de acolhimento, não é mesmo? É o local em que os moradores passam a maior parte do tempo – até mesmo com seus convidados. Por isso, para passar a ideia de agradável e aconchegante, é preciso utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada. Luminárias suspensas também dão um toque especial e deixam cômodo mais elegante.

Cozinha
Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas na cozinha porque é o local que mais necessita de iluminação para enxergar os alimentos e, claro, evitar acidentes. Elas são mais econômicas que as incandescentes e tem maior duração, além de fácil instalação. Você tem a opção de escolher a forma, tamanho, temperatura, cor, nível e brilho. Veja qual a sua necessidade e qual combina com o seu estilo de vida. Para os mais sofisticados, outra opção é gesso no teto com lâmpadas embutidas.

Escritório
Em locais de trabalho intenso, como o escritório, é necessário ter a iluminação em pontos estratégicos, como nos livros, estantes e na mesa de trabalho. Aproveite para dar um ar vintage com abajur ou aproveite para colorir com uma luminária moderna. Uma ideia é instalar uma luminária de mesa focada perto do computador. As lâmpadas de LED costumam durar mais.

Banheiro
No banheiro é importante evitar lâmpadas que criem sombras no rosto para não prejudicar na hora de fazer a maquiagem ou a barba, depilação ou pentear o cabelo. Prefira LED ou luz branca, para criar um ambiente mais suave e agradável. Por isso, as mais indicadas são as fluorescentes. As arandelas são ideias para banheiros porque contam com iluminação direcionada.

Quarto
A solução ideal é lâmpada dimerizável para controlar a intensidade da luz, já que o quarto tem diversas funções: namorar, ler, ver televisão, trocar de roupa. Também é o local em que a iluminação precisa transmitir conforto. Opte por luminárias, que produzem iluminação indireta, para os momentos de leitura.

Sala de Jantar
Neste cômodo, a ideia é caprichar e usar a criatividade. A iluminação pode ser modificada de acordo com a ocasião. A dica é sempre iluminar a mesa, foco principal da sala de jantar. Se pretende criar uma atmosfera mais romântica, aposte em luzes baixas. Arandelas dão um ar mais aconchegante, boa opção para almoço em família.

Área Externa
O ideal é privilegiar os caminhos e passagens na área externa do seu apartamento, sem deixar de iluminar os locais necessários.

Corredor
Opte pelas lâmpadas halógenas dicróicas para destacar os detalhes nos corredores da sua casa, como fotos ou adesivos.