COMO FAZER A MELHOR ILUMINAçãO PARA O QUARTO DO SEU BEBê!

Descubra como fazer a melhor iluminação para o quarto de bebê

A chegada de um novo membro à família faz com que os pais queiram montar um espaço todo especial para o pequeno. Nesse processo, um aspecto que merece atenção redobrada é a iluminação para quarto de bebê.

Hoje há recursos incríveis, como a tecnologia LED, que permitem clarear a área de forma eficiente e econômica. Como se trata de um ambiente que funciona o dia todo, o quarto infantil deve conter soluções que permitam a execução de diferentes atividades sem atrapalhar o sono da criança.

Veja as dicas para acertar no projeto de iluminação!

 

Uso da luz indireta

Resultado de imagem para luz indireta quarto infantil

Um dormitório deve transmitir tranquilidade e conforto visual. Para obter essas sensações, prefira trabalhar com a luz indireta. Ela surge a partir da combinação de vários tipos de luminárias que são colocadas em pontos estratégicos do recinto.

Dessa forma, você quebra a monotonia da lâmpada central e cria jogos de luz e sombra em áreas específicas. Não tenha medo de utilizar lustres, arandelas de parede e spots embutidos no teto (que podem direcionar a luz para vários sentidos). Quanto mais feixes distribuídos de maneira harmônica, mais suave e homogênea ficará a iluminação.

 

Utilize interruptor com ‘dimmer’

Resultado de imagem para interruptor dimmer

Outra opção para adequar a luz é utilizar a dimerização. É um sistema desenvolvido para regular a intensidade do brilho emitido pelas lâmpadas de determinado ambiente.

Esse recurso funciona por meio de um dispositivo chamado dimmer, que geralmente fica junto ao interruptor. Ao manipulá-lo, você consegue suavizar ou intensificar a iluminação para o quarto de bebê, tudo dependerá do horário e das tarefas que serão executadas no cômodo.

Cabe destacar que nem toda lâmpada do mercado é ‘dimerizável’. Portanto, sempre confira esse detalhe antes da compra dos produto.

 

Priorize os tons amarelados

Resultado de imagem para quarto infantil iluminação amarela 

Sabemos que os efeitos das cores são considerados por muitos profissionais na hora de planejar a decoração de um espaço. Afinal, dependendo da tonalidade escolhida, é possível transmitir sensações específicas, como paz, força, alegria, movimento etc.

A regra é a mesma para a iluminação, que pode apresentar cores variadas. Então, quando precisar decidir entre luz branca ou amarela, prefira a segunda opção. Isso porque os tons quentes e suas nuances amareladas simulam a claridade do pôr do sol, remetendo ao conforto e ao aconchego.

A luz branca, por outro lado, deve ser evitada por estimular a atenção e manter o corpo em alerta. Para não ter dúvidas no momento da compra, verifique se ela tem 2700K e qual o Índice de Reprodução de Cor (IRC) das lâmpadas. 

 

Incorpore as luzes à decoração

Uma forma interessante de personalizar o quarto é trabalhar com iluminação decorativa. Sua função é justamente enfeitar algumas áreas do ambiente, destacando brinquedos, iluminando parte da mobília ou sinalizando algum cantinho especial.

Para começar, defina quais elementos merecem ser evidenciados e escolha a luminária mais adequada para cada situação. Se o objetivo é valorizar jogos de nichos ou de prateleiras, você pode contorná-los com fitas de LED.

Resultado de imagem para quarto infantil fitas led

Também vale posicionar um cordão de luzes na parede ou em torno de um espelho, a fim de criar pontos brilhantes e proporcionar uma atmosfera lúdica. Opção é o que não falta em meio a tantos modelos de lâmpadas e de luminárias.

Agora que você já tem boas ideias, procure uma empresa especializada para desenvolver o projeto de iluminação para quarto do bebê. Essa é a melhor forma de evitar erros e de garantir acesso aos melhores recursos disponíveis em nossa loja.

Fontes: Redeluz Blog.